PERFIL DO CARGO

Para que os resultados da Avaliação Psicológica sejam relevantes para a organização, todos os processos requerem o conhecimento prévio das características das atividades de cada função/cargo.

O indivíduo não é analisado isoladamente, mas sim como parte de um sistema que lhe exige diferentes comportamentos e competências. O desempenho do indivíduo é uma consequência da interação com vários elementos da organização como: objetivos, valores, sistema de poder, estrutura social, cultura organizacional, estrutura etc.

É necessário também que o psicólogo entenda o que motiva a contratação do novo profissional: vaga nova ou substituição por demissão e, neste último caso, quais os motivos que levaram ao desligamento. Em outras palavras, é necessário levantarmos o maior número de dados possíveis para entendermos o momento e a realidade da organização e do departamento em questão.

É mediante a definição deste perfil que são escolhidos as técnicas e os testes psicológicos mais adequados para a utilização no processo.

Para a definição das competências, utilizamos o sistema CHAOS:

C = Conhecimento: é o que uma pessoa precisa saber para desempenhar um determinado trabalho. Ex: um policial  conhece os procedimentos, tendo como tarefa capturar suspeitos legais para efetuar prisão.

H = Habilidade: é aquilo que uma pessoa é capaz de realizar no trabalho. Ex: um policial tem habilidade para usar arma de fogo, pois pratica tiro ao alvo.

A = Aptidão: é o talento ou a capacidade de uma pessoa para desempenhar tarefas ou aprendê-las, é o potencial para desenvolver habilidades. A maioria das habilidades exige uma ou mais aptidões, como a de manusear ferramentas, que exige inclusive a coordenação motora e visual. Ex: um policial possui aptidão para se comunicar com terceiros, tendo que mediar uma disputa entre duas pessoas para evitar incidentes violentos.

S = outros: incluem características pessoais relevantes ao trabalho e que não se referem às três características anteriormente descritas. Ex: um policial precisa ter coragem (outra característica pessoal) para entrar em um beco escuro para capturar o suspeito.

Apresentamos aqui algumas características que compõem o Perfil de Cargo a serem analisadas por nossa equipe:

Habilidades Cognitivas:

  •  Raciocínios: Numérico, Abstrato, Espacial, Verbal e Mecânico;
  •  Inteligência não verbal;
  •  Atenção concentrada;
  •  Memória visual.

Características de Personalidade:

  •  Tendência à agressividade;
  •  Ajustamento emocional/neuroticismo;
  •  Depressão;
  •  Impulsividade;
  •  Expressão de raiva.
  •  Extroversão

Competências Comportamentais que são valorizadas no profissional:

  •  Orientação para resultados: Pessoa entusiástica e orientada para a ação, a qual faz com que as coisas aconteçam e consistentemente busca resultados, impulsionando a si mesmo e aos outros para alcançar os resultados.
  •  Foco no cliente: Manutenção de um relacionamento efetivo com os clientes internos e externos, buscando de forma pró-ativa antecipar e atender suas expectativas e necessidades.
  •  Agilidade decisória: Habilidade em tomar decisões estratégicas mesmo sob pressão e com informações incompletas.

Trabalhe Conosco: Se você se identificou com nossos valores e deseja trabalhar conosco, cadastre o seu currículo aqui!

Endereço

UNIDADE IPIRANGA
Rua Bom Pastor, 2732 - conj. 32 Norte
Edifício Metropolitan - Bairro Ipiranga (Em frente ao Metrô Sacomã)
São Paulo - SP - Brasil
CEP: 04203-003

Atendimento

(11) 94854-7096 Whatsapp

(11) 5062-4419 / 4112-8815

contato@cienciadocomportamento.com.br